Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (94 votos)

ONLINE
2


     

   Que a "Paz" reine! 

 Leve a

 Lomadee

 

 



Total de visitas: 13052
Dieta contra o diabetes
Dieta contra o diabetes

Se você parece uma formiguinha ávida por açúcar, atenção: esse é um dos sinais da doença. Para evitar complicações e levar uma vida mais saudável, invista em um cardápio adequado, aumentando o consumo de fibras - frutas, verduras e cereais- e controlando a digestão de gorduras

Por PATRICIA BOCCIA
 

Durante um dos mais importantes simpósios internacionais, que define os tratamentos do diabetes, realizado recentemente no Brasil, a questão da prevenção da doença teve destaque entre os temas discutidos. Os especialistas concluíram que no quadro chamado pré-diabetes (quando há sinais do problema, como obesidade abdominal e triglicérides elevada), os médicos devem intervir imediatamente. Segundo Ian Campbell, clínico do Victoria Hospital, no Reino Unido, e ex-presidente do congresso da Associação Européia para o Estudo do Diabetes (EASD), é fundamental oferecer tratamento com remédios ao paciente o mais cedo possível.

Mas isso não diminui a importância de o diabético adotar hábitos saudáveis permanentes, como praticar exercícios físicos regulares e fazer uma dieta para controlar os níveis de açúcar e gorduras. "A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que o diabetes é a quarta causa de mortes no Brasil e atinge 150 milhões de pessoas em todo o planeta. E uma das origens principais da doença é a obesidade", alerta a nutricionista Catarina Stocco, da Dietclin - Clínica de Nutrição e Saúde, de Curitiba (PR).

Ingredientes de peso
Um artigo publicado na revista da Associação Americana de Diabetes, afirmou, inclusive, que uma dieta adequada tende a baixar o nível de glicose no paciente consideravelmente. E recomenda um cardápio pobre em colesterol e rico
em fibras. Além disso, o médico americano Edward Horton, um dos autores do trabalho, garante que perder entre cinco a sete quilos pode resultar em uma sensível melhora também em casos de diabéticos que estão acima do peso.

OS SINTOMAS MAIS COMUNS DO DIABETES SÃO SEDE, FRAQUEZA, MUITA URINA, VISÃO EMBAÇADA, FOME POR DOCE E, NAS MULHERES, PRURIDO VAGINAL

Um cardápio para o diabetes precisa conter carboidratos (para o fornecimento de energia), encontrados em cereais e turbérculos (batata e mandioquinha). As gorduras, que também são fonte de energia, têm de ser bem orientadas - principalmente em alimentos com predominância de ácidos graxos saturados (banha animal, carnes gordas, embutidos, creme de leite, manteiga e queijos amarelos) -, pois predispõem ao aumento dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue, grandes complicadores do diabetes. Já as gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva, amêndoas, nozes e castanhas) e as poliinsaturadas (óleo de milho, girassol e gergelim) devem fazer parte do cardápio, sem exageros, é claro.

Proteínas (encontradas em carnes, leite e derivados, feijão, ervilha, lentilha) estão liberadas - elas promovem o crescimento e a manutenção das células -, porém com moderação, já que o excesso provoca aumento dos níveis glicêmicos. As vitaminas e minerais, que estão principalmente em verduras, legumes e frutas são essenciais para regular as funções do organismo. Mas vale um aviso: as frutas fornecem também açúcares (frutose, glicose e sacarose) e, por isso, precisam ser controladas. Já as fibras dos cereais integrais, milho, aveia, centeio e grãos retardam a absorção dos carboidratos e controlam os índices glicêmicos. E então, tudo bem.

Confira a seguir um exemplo de cardápio para quem precisa se proteger do diabetes, elaborado pela nutricionista Catarina Stocco. Os alimentos destacados têm ação comprovada contra a doença. "Associados aos outros considerados altamente nutritivos formam uma dieta perfeita para combater o mal".

CARDÁPIO FUNCIONAL

CAFÉ DA MANHÃ

 1 xíc. (chá) de café com leite com adoçante
 2 fatias de pão integral com: 1 fatia grossa de queijo branco 1/2 mamão papaia com 1 colher (sopa) de mix de fibras (ver receita)

LANCHE DA MANHÃ

 1 copo de leite de soja batido com:
1 banana cozida
1 col. (sopa) de aveia

ALMOÇO

 1 prato (raso) de salada de alface roxa, rúcula, alface americana, tomate cereja e queijo tofu temperado com azeite de oliva, orégano, amêndoas ou nozes picadas.
 1 prato (sobrem. ) de brócolis no vapor
 4 col. (sopa) de arroz integral
 1/2 concha de feijão, ervilha, lentilha ou soja
 1 posta de salmão grelhado com alecrim ou 1 filé de frango grelhado com ervas à gosto
 1 maçã assada com canela

LANCHE DA TARDE

 1 copo de iogurte de soja com:
2 col. (sopa) de mix de fibras
2 damascos secos

JANTAR

 1 sanduíche com: 2 fatias de pão integral, folhas de rúcula, 1 tomate seco, 1 fatia de queijo tofu, 1 col. (sopa) de atum conservado em água
 1 copo de suco de polpa de maracujá batido com alecrim
 1 pêra

CEIA

 1 copo de leite de soja batido com:
1 col. (sopa) de linhaça dourada
1 castanha-do-pará

 

Receita do mix de fibras

 
 

 

INGREDIENTES
 30 g de sementes de girassol
 30 g de sementes de abóbora
 30 g de sementes de linhaça dourada
 30 g de proteína texturizada de soja

MODO DE FAZER
Bata todos os ingredientes no liqüidificador até atingirem a consistência de uma farinha. Armazene em um recipiente de vidro e guarde na geladeira. Dica: consuma de 1 a 2 col. (sopa) por dia nas frutas, em bolos, em tortas, nos sucos, no leite ou nas vitaminas de soja.

 

 

 Aprenda sobre a doença 

O portador de diabetes apresenta glicose em demasia no sangue. Isso ocorre por causa da falta da insulina - um hormônio fabricado pelo pâncreas. Há dois tipos de diabetes: o tipo 1 e o tipo 2. O primeiro se manifesta quando o corpo produz pouquíssima ou nenhuma insulina e deve ser tratado com injeções de insulina e, claro, uma dieta balanceada.

Já o tipo 2, bem mais freqüente, desenvolve-se quando o corpo produz insulina, mas ela é insuficiente para as necessidades daquela pessoa. Não existe uma causa única para o mal, porém sabe-se que há combinação de fatores: genético e hábitos inadequados (obesidade predispõe ao problema, bem como a vida sedentária, o alcoolismo e o fumo).

Qualidade de vida
Alguns conselhos para o diabético adaptar em sua rotina alimentar e se sentir ainda melhor

 

Escolha sempre frutas e verduras com cores variadas, pelo fato de cada cor representar um tipo de vitamina e esses pigmentos protegerem o corpo de inúmeras doenças.
 Os vegetais de coloração escura (vermelho e roxo) contêm licopeno, que auxiliam a preveção das doenças do coração.
 Os sucos podem elevar rapidamente a glicemia. Já as frutas frescas são ricas em fibras e absorvidas lentamente.
 Escolha ao menos duas frutas cítricas ao dia (laranja, kiwi, abacaxi, maracujá), por terem alto teor de vitamina C.
 Prefira: carnes brancas e magras, como frango, peixe, atum sem óleo, frutos do mar, frios magros de peru ou de frango.
 Retire toda a gordura visível da carne antes de cozinhá-la.
 Opte por requeijão light, cottage, leites e iogurtes desnatados e sem adição de açúcar.
 Beba muita água durante o dia, mas cuidado com os sucos. Normalmente, são preparados com a fruta concentrada, o que tende a elevar a glicemia pela quantidade de frutose que apresentam.
 Cuidados com os doces dietéticos, pois eles podem conter altas doses de gordura e isso pode prejudicar a sua digestão e afetar o nível glicêmico.
 Use temperos como cebola, alho, ervas e canela: são condimentos importantes que ajudam a estimular a atividade da insulina.
 O diabético não deve ficar por mais de três horas sem se alimentar. O ideal é fazer várias refeições ao dia para evitar uma grande descarga de glicose na corrente sangüínea na hora em que o paciente fizer uma refeição farta demais.

 

Aumente suas defesas
Cápsulas de vitaminas e minerais são especialmente importantes na vida dos diabéticos, principalmente para os que possuem deficiência de alguns nutrientes. Mas os suplementos devem fazer parte de um tratamento rigoroso orientado pelo médico. Converse com o seu especialista a respeito dos nutrientes citados a seguir:


ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS: melhoram a sensibilidade da insulina e são vitais para a coagulação do sangue e para o sistema nervoso.

COMPLEXO B: ajuda o corpo a processar o açúcar e evitar problemas associados a doenças do sistema nervoso. Cromo: auxilia a queda do nível de açúcar do sangue (um mineral deficiente nos diabéticos). Taurina e carnitina: aminoácidos para o coração (que precisa de proteção extra, no caso dos diabéticos).

VITAMINA C: fortalece a parede dos vasos sangüíneos (diabéticos possuem paredes debilitadas), aumentando a circulação nas extremidades, além de prevenir doenças nos olhos, incluindo cataratas e glaucoma.

        

PARA SABER MAIS

 
 

 

Anote alguns endereços eletrônicos que orientam sobre a doença: www.diabetes.org.br (Sociedade Brasileira de Diabetes) www.anad.org.br (Associação Nacional de Assistência ao Diabético) www.adj.org.br (Associação de Diabetes Juvenil)

 

 

 

 

Referência:

 

https://revistavivasaude.uol.com.br/edicoes/16/artigo9958-3.asp